quarta-feira, 22 de junho de 2011

Juazeiro do Norte: peculiaridades de uma terra centenária


Dentre as várias cidades do interior do Ceará, Juazeiro do Norte se sobressai por possuir algumas particularidades que atraem o olhar da sociedade. A religiosidade vinculada ao padre Cícero, a valorização dos pontos turísticos, o crescimento demográfico e comercial, a ampla carga cultural, todos eles contribuem para Juazeiro do Norte se desenvolver de forma positiva.

A influência do padre Cícero para a construção identidária do Município é inegável. O misticismo que ele representa, através de sua forte espiritualidade, deu ânimo aos sertanejos construírem, ao seu lado, o Juazeiro do Norte. Vale ressaltar que o crescimento demográfico se deu por meio dos acontecimentos “miraculosos”, protagonizados por ele. E até hoje inúmeras romarias ocorrem em torno de sua figura mítica. Observa-se, assim, que as romarias fortaleceram o comércio local, influenciaram a implantação de indústrias e universidades. Elas também fizeram despertar o interesse intelectual dos moradores e visitantes.

Quanto aos aspectos culturais, Juazeiro do Norte se destaca no cenário nacional, e até internacional, por diversas manifestações artísticas, tais como a literatura de cordel, a xilogravura, o artesanato, os estilos musicais. Essas manifestações, por sua vez, sempre estiveram comprometidas em propagar a cultura juazeirense aos demais lugares. Ainda existem rituais religiosos nas casas, como a Entronização e a Renovação do Sagrado Coração de Jesus, as quais são típicas por terem sido criadas pelo padre Cícero.

Neste 2011, ao se comemorar o Centenário de Emancipação Política de Juazeiro do Norte, os administradores e os órgãos públicos, as empresas e as escolas estão programando homenagens e festejos, a fim dos juazeirenses relembrarem a sua história e exaltarem todos os que iniciaram e levaram adiante essa conquista. Afinal, Juazeiro do Norte se caracteriza como uma cidade próspera e de eterna gratidão aos que lutaram por seus direitos. Por isso honra sempre a memória de cada um deles.

Thinayra Jamile Caldas Leite

aluna da 3º série do Ensino Médio

4 comentários:

  1. Essa menina me surpreende a cada dia. Merece o OSCAR!

    ResponderExcluir
  2. mais que OSCAR !!! heheeheheh jaja vamos ter ENEM !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Pode ter certeza que com essa visão, essa menina vai longe!

    Quem sabe futura escritora!

    ResponderExcluir
  4. Sou artista plástica, quero realizar uma residência artística aí, más preciso de vocês professores, estudantes e cidadãos para dizerem tudo sobre a literatura de cordel, padre Cícero e a gastronomia regional. Vou sair do Centro Oeste e realizar um projeto com vocês, pra vocês, me ajudem com dicas culturais. Locais turísticos e suas lendas, histórias e estórias

    ResponderExcluir