quarta-feira, 22 de junho de 2011

Juazeiro do Norte: peculiaridades de uma terra centenária


Dentre as várias cidades do interior do Ceará, Juazeiro do Norte se sobressai por possuir algumas particularidades que atraem o olhar da sociedade. A religiosidade vinculada ao padre Cícero, a valorização dos pontos turísticos, o crescimento demográfico e comercial, a ampla carga cultural, todos eles contribuem para Juazeiro do Norte se desenvolver de forma positiva.

A influência do padre Cícero para a construção identidária do Município é inegável. O misticismo que ele representa, através de sua forte espiritualidade, deu ânimo aos sertanejos construírem, ao seu lado, o Juazeiro do Norte. Vale ressaltar que o crescimento demográfico se deu por meio dos acontecimentos “miraculosos”, protagonizados por ele. E até hoje inúmeras romarias ocorrem em torno de sua figura mítica. Observa-se, assim, que as romarias fortaleceram o comércio local, influenciaram a implantação de indústrias e universidades. Elas também fizeram despertar o interesse intelectual dos moradores e visitantes.

Quanto aos aspectos culturais, Juazeiro do Norte se destaca no cenário nacional, e até internacional, por diversas manifestações artísticas, tais como a literatura de cordel, a xilogravura, o artesanato, os estilos musicais. Essas manifestações, por sua vez, sempre estiveram comprometidas em propagar a cultura juazeirense aos demais lugares. Ainda existem rituais religiosos nas casas, como a Entronização e a Renovação do Sagrado Coração de Jesus, as quais são típicas por terem sido criadas pelo padre Cícero.

Neste 2011, ao se comemorar o Centenário de Emancipação Política de Juazeiro do Norte, os administradores e os órgãos públicos, as empresas e as escolas estão programando homenagens e festejos, a fim dos juazeirenses relembrarem a sua história e exaltarem todos os que iniciaram e levaram adiante essa conquista. Afinal, Juazeiro do Norte se caracteriza como uma cidade próspera e de eterna gratidão aos que lutaram por seus direitos. Por isso honra sempre a memória de cada um deles.

Thinayra Jamile Caldas Leite

aluna da 3º série do Ensino Médio

3 comentários:

  1. Essa menina me surpreende a cada dia. Merece o OSCAR!

    ResponderExcluir
  2. mais que OSCAR !!! heheeheheh jaja vamos ter ENEM !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Pode ter certeza que com essa visão, essa menina vai longe!

    Quem sabe futura escritora!

    ResponderExcluir